CLIQUE E ASSISTA WEB TV LUPPA NEWS

domingo, 7 de julho de 2013

AMURCES e AMBARCO vão participar da XVI Marcha dos Prefeitos em Brasília

As Associações dos Municípios da Região do Centro Sul (AMURCES) e dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (AMBARCO) estarão representadas na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 8 a 11 de julho, no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel (SHTN – Trecho 1, Conjunto B, Bloco C), na capital federal. As duas entidades estarão presentes nos atos e convidam toda a classe política, em especial os prefeitos, para participarem da Marcha. Seguindo a linha da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), AMURCES e AMBARCO entendem que persiste um desequilíbrio nas relações federativas, o que pode resultar no estrangulamento das políticas públicas. Com as manifestações ganhando as ruas e avenidas do País, as demandas do povo só aumentam, como também as cobranças e responsabilidades dos municípios. “Só não aumentam os repasses dos recursos que insistentemente seguem concentrados na esfera federal. Esse é um problema histórico e crônicos que enfrentam os prefeitos brasileiros, e sergipanos. E nós, como representantes legais das Associações, vamos à Brasília, não apenas para prestigiar ou compor, mas para cobrar soluções e encaminhamentos que atendam e beneficiem nossos gestores”, explicou Fábio Henrique (PDT), presidente da AMBARCO e prefeito de Nossa Senhora do Socorro. Por sua vez, o presidente da AMURCES, Antônio da Fonseca Dória (PSB), o “Toinho de Dorinha”, explicou que a Marcha à Brasília é uma forma de chama a atenção da opinião pública e da classe política que é a situação do enfraquecimento dos municípios. “Temos que chamar a atenção das pessoas, fazer barulho. Até para que a opinião pública precisa tomar conhecimento do quanto é desigual e injusto esse sistema federativo”. 
 Da Assessoria de Imprensa 
 Habacuque Villacorte 

sábado, 18 de maio de 2013

Prefeito de Pirambu participa de encerramento de curso que capacitou 58 pessoas

Terminou ontem, o Primeiro Curso de Capacitação de Treinamento do Manual de Cadastro Rural, promovido pela Prefeitura Municipal de Pirambu, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O curso que foi ministrado pelo técnico do Incra, Ivan Teixeira, capacitou 58 pessoais de 20 municípios.

Dos 20 municípios envolvidos no curso, a exemplo de Lagarto, Itabaiana, Carmópolis, Porto da Folha, São Cristovão, Monte Alegre, além de outros, Pirambu foi escolhida como sede para a realização do curso de capacitação de módulos, recepção, analise e digitação para os responsáveis das Unidades Municipais de Cadastro (UMC).

Para o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, André Maciel, a realização do curso de Treinamento envolvendo as 20 prefeituras e mais de 55 pessoas, é mais uma ação do prefeito Elinho Martins, que não mediu esforços para que esse curso fosse realizado em Pirambu. “É um curso que capacitou pessoas para que possa atender melhor e com mais rapidez as necessidades do homem do campo”, disse Maciel.

Em seu pronunciamento, o secretário de Agricultura, agradeceu ao prefeito Elinho, que não mediu esforços para que o curso fosse realizado e conquistasse o exceto que conseguiu. “Sem o apoio incondicional da Prefeitura nada disse teria sido possível”, disse André.

A vereadora Acácia Cruz, que também esteve presente no encerramento do curso, parabenizou o prefeito pelo apoio dispensado, contribuindo para a capacitação dos funcionários que vão facilitar a vida do homem do campo em seus municípios.

O superintendente do Incra, Leonardo Gois, parabenizou o prefeito Elio Martins, por ter acolhido em Pirambu a realização do curso de capacitação territorial envolvendo 20 municípios.

Para Gois, esses cursos de capacitação é uma diretriz adotada pelo Incra como forma de fortalecer os laços com o homem do campo. Ressaltou ainda que existiam 12 unidades de cadastros do Incra, e hoje já se chegou a 46 unidades de cadastros, que é uma forma de descentralizar os serviços que o Incra oferece.

Disse ainda que o Incra tem buscado criar pólos nos município, mas é preciso que haja apoio da administração municipal, para que com esses pólos se possa eliminar a presença do atravessador que acaba cobrando do pequeno produtor rural por um serviço que é gratuito.

Finalizou agradecendo todo o apoio que foi disponibilizado pela Administração Municipal, na pessoal do prefeito Elio Martins, e que e gratificante para o município que tem assentamento, que não são um espaço do Incra, mais do município, do estado e do governo federal, onde recebem investimentos que muitas vezes muda a realidade de alguns municípios.

O prefeito Elinho que se fez presente na festa de encerramento, não só agradeceu ao superintendente do Incra, Leonardo Gois como também ao representante do Banco do Nordeste, Vlademir Araujo, ressaltando que o município sempre vai está à disposição de ações como essa que vem contribuir para facilitar a vida das pessoas, a exemplo do homem do campo, que nem sempre tem tempo disponível para se deslocar de um povoado até a capital.

- A implantação desses serviços facilita e agiliza o processo do pequeno produtor rural que tem que se deslocar de Pirambu para outros municípios, a exemplo de Aracaju e Dores, que, além da perde de tempo com o deslocamento tem ainda o custo. Esses serviços implantados em Pirambu vai facilitar a vida de todo mundo -, disse o prefeito.

Elinho também parabenizou a iniciativa do Banco do Nordeste, em disponibilizar a cada 15 dias o Banco Itinerante que vai está no município sempre nos dias de feira para que possa facilitar a vida do pequeno produtor rural. “Estendendo esse braço do BNB, que é um braço forte em apoio o produtor rural e também os comerciantes, fazendo com que melhore ainda mais o comercio do município e venha alavancar os negócios do BNB e traçar uma linha para que se encontre respaldo nos programas de desenvolvimento da Prefeitura e as linhas de créditos do banco”, frisou, acrescentando que o município vai está sempre de braços abertos para iniciativas dessa natureza.

Da Secretaria de Comunicação
Francisco Freire

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sukita garante não ter recebido dinheiro da Funasa

Zezinho diz que recurso está igual a `rastro de cobra´ “Os R$ 6,3 milhões liberados pela Fundação Nacional de Saúde para a prefeitura de Capela na gestão do prefeito Manoel Messias Sukita, estão iguais a rastro de cobra”. A afirmação foi feita na tarde desta quarta-feira, 24 pelo deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) ao Portal Infonet. Mas, o ex-prefeito garante não ter recebido qualquer dinheiro da Funasa. 
 De acordo com o parlamentar, “o dinheiro foi liberado em 2010 quando eu estava à frente da Funasa para ser investido em obras de esgotamento sanitário, abastecimento de água e melhorias no município de Capela, mas está igual a rastro de cobra, ninguém consegue ver”, lamenta Zezinho Guimarães. Procurado pela reportagem do Portal Infonet, Sukita foi enfático: “Zezinho está jogando para a torcida, jogando confetes com a intenção de agradar o aliado político dele, que é o atual prefeito Ezequiel Leite. Ele jamais liberou dinheiro para Capela, até porque só passou cerca de dez meses na Funasa”. Sukita explicou que por conta da demora no processo de licitação, não deu tempo de o dinheiro ser liberado. “Zezinho está criando caso e por questões políticas, desviando o foco. 
Tinha um projeto para a liberação de recursos em 2005, mas a aprovação só foi liberada após quatro anos. Como os preços de mercado já eram outros, o projeto voltou para a Funasa com a finalidade de adequar os preços e aí não houve tempo de liberar os recursos. Eu não recebi dinheiro da Funasa. Sem piedade nenhuma, Zezinho está me acusando”, lamenta o ex-prefeito de Capela. 24/04/2013 - 17:36 
 Por Aldaci de Souza 
Portal Infonet

terça-feira, 5 de março de 2013

Prefeitura implanta Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres em Maruim

A ação visa expandir as políticas públicas para as mulheres do município A Prefeitura de Maruim, em consonância com o Plano Nacional de Políticas para Mulheres, implantou nesta semana, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. De acordo com a primeira-dama e secretária executiva do município, Girlaine Santana, a coordenadoria começará o atendimento ao público na próxima semana. “Maruim dá um grande passo na questão social e de atenção às mulheres”, acrescentou a primeira-dama, que responderá pela pasta. A coordenadoria será responsável pela formulação e articulação de políticas para as mulheres através de campanhas educativas. “Vamos, aos poucos, conseguir atender todas as camadas da Sociedade Maruinense. Seja infantil, juventude, mulheres e terceira idade”, destacou o prefeito de Maruim, Jeferson Santana.
 Parceria com o Estado
 A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres de Sergipe (SEPM) realizou na última quinta-feira, 28, a entrega de 25 móveis destinados à Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres em Maruim. “Esta iniciativa auxiliará as atividades administrativas e pedagógicas desenvolvidas pela coordenadoria”, afirmou a Coordenadora de Gestão e Planejamento da SEPM, Raquel Oliveira. Os móveis foram adquiridos com recursos federais em parceria com o governo de Sergipe. Por Assessoria de Comunicação